NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 23ª Região/RO, autarquia federal encarregada de fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão de Assistente Social no Estado de Rondônia, vem a público manifestar seu repúdio à tentativa de feminicídio sofrida pelo assistente social Giulane dos Santos de Souza, servidora do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, no Município de Porto Velho/RO.

O ato de violência extrema, ocorrido na manhã de 16 de outubro de 2024, em frente à unidade de saúde onde a profissional exerce suas funções, foi perpetrado por seu ex-marido, que o atacou com uma arma branca, causando-lhe graves ferimentos. Este crime bárbaro, amplamente noticiado pelos meios de comunicação, evidência a perpetuação do patriarcado e da misoginia, além da prevalência do machismo estrutural que ainda coloca a vida das mulheres em constante perigo.

Neste contexto, o CRESS/RO expressa sua solidariedade irrestrita à companheira de profissão, aos seus familiares e aos colegas de trabalho, ressaltando a necessidade urgente de um debate público mais incisivo sobre a violência de gênero. Também reafirma a importância de fortalecer as políticas públicas de proteção à mulher, em especial no Estado de Rondônia, que apresenta uma das mais alarmantes taxas de feminicídio na Região Norte.

Enquanto CRESS/RO, reafirmamos nosso compromisso na luta pela erradicação do feminicídio e de toda forma de violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas.

Por fim, conclamamos as autoridades competentes a adotarem as medidas cabíveis, com a devida celeridade, para que o agressor seja responsabilizado e que fatos como este não sejam impunes.

Laura Cristina Anastácio Rodrigues
Conselheira Presidente do CRESS 23ª Região/RO

Nota repudio

Fone: (69) 3221-7636  Email: cressro23@gmail.com Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 12h às 18h.