Acessibilidade

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Para efetivar o registro profissional é necessário comparecer ao CRESS para requerer a inscrição munido(a) de toda a documentação prevista na Resolução CFESS 582/2010, de 1 de julho de 2010.
 
A inscrição poderá ser requerida por instrumento público, entretanto o procurador constituído não terá poderes para o recebimento da carteira e/ou cédula de identidade profissional.
 
A/O assistente social só pode ter inscrição principal em um único CRESS. No caso de ser oriunda de outro CRESS, no ato da inscrição, o registro anterior deverá estar cancelado ou ser solicitada a transferência.
 

Documentação

 
A inscrição no CRESS deverá ser solicitada via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e através de requerimento instruído com os seguintes documentos, que só serão recebidos em sua totalidade após o pagamento dos boletos bancários.
 
Os seguintes documentos deverão ser apresentados, conforme o artigo 28 da Resolução CFESS 582/2010, de 01 de julho de 2010:
  
 
DOCUMENTOS ORIGINAIS ADMINISTRATIVOS
 

I – Requerimento de solicitação de Inscrição Principal;

II – Requerimento de solicitação de Registro ao CRESS;

III - Declaração que não exerce a profissão de Assistente Social;

IV – Declaração de que não possui Inscrição Principal em outro CRESS dos Estados da Federação;

V – Requerimento de expedição do Documento de Identidade Profissional/DIP (Redação dada pela Resolução CFESS nº 764, de 22 de junho de 2016).

 

 

DOCUMENTOS PESSOAIS / CÓPIAS AUTENTICADAS

 

VI – Cédula de Identidade – RG; (CÓPIA AUTENTICADA);

VII – Cadastro de Pessoa Física – CPF; (CÓPIA AUTENTICADA);

VIII – Título Eleitoral com o comprovante de votação ou certidão de quitação junto a TSE;

IX – Certidão de Casamento ou averbação de divórcio; (CÓPIA AUTENTICADA);

X – Comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório, para o requerente brasileiro do sexo masculino; (CÓPIA AUTENTICADA);

XI – Comprovante de residência. (CÓPIA AUTENTICADA);

XII – Duas fotografias 3x4 recentes. Com o nome escrito no verso da foto;

XIII – Comprovante do tipo sanguíneo (Opcional)

 

 

DOCUMENTOS ORIGINAIS OU CÓPIAS DE GRADUAÇÃO ACADÊMICA

 

XIV – I. Original e cópia do diploma de Bacharel em curso de graduação em Serviço Social, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no país, devidamente registrado no órgão competente (cópia autenticada quando encaminhado pelos correios);

II. Em substituição ao Diploma, será admitida Certidão de Colação de Grau que atenda aos seguintes requisitos: documento original, devidamente assinado pelo reitor/diretor ou seu representante legal e emitido por Unidade Ensino com o Curso de Serviço Social oficialmente reconhecido, no qual conste obrigatoriamente: timbre da unidade de ensino; data da colação de grau e nome do bacharel em Serviço Social (Redação dada pela Resolução CFESS n o 832, de 26 de outubro de 2017).

OBS: A Certidão de Colação de Grau deverá ser substituída pelo documento previsto no inciso I do presente artigo, no prazo de 1 ano prorrogável por mais 1 ano. (Redação dada pela Resolução CFESS no 588, de 16 de setembro de 2010).

 

 

DOCUMENTOS DE COMPROVAÇÃO DE PAGAMENTO DE ANUIDADE 

XV - Comprovantes de pagamento dos boletos bancários da taxa de inscrição, da anuidade (integral ou proporcional) e Documento de Identidade Profissional/DIP para efeito de deferimento da inscrição com foto; (Redação dada pela Resolução CFESS nº 764, de 22 de junho de 2016).

 

Importante

 

Diploma: O certificado de conclusão de curso deverá ser substituído pelo diploma, no prazo de um ano, com possibilidade de prorrogação por um ano, mediante pedido. Caso o diploma não seja entregue dentro dos prazos autorizados pelo CRESS, implicará no cancelamento ex-ofício da inscrição, sendo que os eventuais débitos da interessada incidirão até a data do referido cancelamento, devendo ser cobrados pelas vias administrativas ou judiciais competentes.

Nome social: conforme previsto na Resolução CFESS 615/2012, está garantida a utilização do nome social de travestis e transexuais no documento de identidade profissional.

Casamento ou divórcio: Para mudança do nome em decorrência de casamento ou divórcio (apostilamento ou averbação), a/o assistente social deve procurar o Setor de Registro e Anuidade do CRESS-RO munida do DOCUMENTO DE IDENTIDADE PROFISSIONAL, uma foto 3X4 e da Certidão de Casamento ou de Divórcio, devidamente averbada (original e cópia);

Início do exercício profissional: Conforme legislação em vigor, a inscrição carece de homologação do Conselho Pleno do CRESS-RO em um prazo de 30 a 40 dias. No ato da

inscrição, a requerente receberá um protocolo para, posteriormente, retirar a carteira. Após a homologação do requerimento poderá iniciar o seu exercício profissional.

Portanto, NÃO DEIXE para fazer a solicitação do registro profissional faltando poucos dias para assumir um cargo público ou privado.

 
 
Os casos excepcionais deverão ser encaminhados para a Comissão de Inscrição para análise.
 
 

Valores da Anuidade 2022

Valor Integral R$ 390,00
 
Desconto de 15%  Até 10 de Fevereiro de 2022
 
Desconto de10% Até 10 de Março de 2022
 
Desconto de 5% Até 10 de Abril de 2022
 
ou Parcelamento em até 06x sem juros (De fevereiro a julho de 2022)
 
  

Para realizar a inscrição é preciso pagar a taxa, de acordo com o mês do ano e a emissão do documento.

MÊS DE INSCRIÇÃO VALOR
JANEIRO R$ 390,00
FEVEREIRO R$ 357,50
MARÇO R$ 325,00
ABRIL R$ 292,50
MAIO R$ 260,00
JUNHO R$ 227,50
JULHO R$ 195,00
AGOSTO R$ 162,50
SETEMBRO R$ 130,00
OUTUBRO R$ 97,50
NOVEMBRO R$ 65,00
DEZEMBRO R$ 32,50

 

 

PRIMEIRA VIA DE CARTEIRA E CÉDULA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL

 
Taxa de inscrição: R$ 28,53
Boleto DIP: R$ 70,63
 
Acesse os Formulários para Solicitar a Inscrição Principal:
 
Check List
 
Formulário para inscrição principal
 
Formulário Capa Inscrição Principal
 
Declaração de que não exerce a profissão de assitente social
 
Declaração de que não possui inscrição em outro CRESS
 
Formulário DIP - Documento de Identidade Profissional
   

 

 SEGUNDA VIA

Carteira de Identidade Profissional – R$ 70,93
 
 
 

 Clique para Solicitar o Boleto

 


 

 
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