Assembleia geral

É a instância máxima de deliberação da categoria no âmbito do Cress. Todas as assistentes sociais inscritas no Conselho, em pleno gozo de seus direitos e quites com as anuidades até o ano anterior, tem direito de votar e ser votada na Assembleia Geral.

Conselho pleno

É a reunião mensal dos membros da Diretoria (Sede) e do Conselho Fiscal, com direito a voto. O Conselho Pleno inclui uma representante de cada comissão temática e de cada núcleo do CRESS-RO, com direito a voz.

Diretoria

É composta por 12 assistentes sociais, sendo seis titulares (presidente, vice-presidente, 1º secretária, 2º secretária, 1º tesoureira e 2º tesoureira) e seis suplentes. A participação na Diretoria não é remunerada e, geralmente, também não implica em licença do trabalho para exercer as atividades do Conselho. É responsável pela gestão da entidade.

Conselho fiscal

Acompanha e fiscaliza a execução orçamentária do CRESS. Composto por três membros efetivos e três membros suplentes. Seus membros também não são remunerados pelo CRESS e, geralmente, não possuem licença do trabalho para exercer as atividades do Conselho.

Comissões permanentes

São comissões previstas nas normatizações do conjunto CFESS/CRESS e devem ser instituídas em todos os conselhos, sendo compostas por assistentes sociais da diretoria e da base e, em alguns casos, por funcionários. São elas: Comissão de Inscrição, Comissão Permanente de Ética, Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), Comissão de Patrimônio, Comissão de Licitação e Comissão Ampliada de Ética. O CRESS-RO conta ainda com uma Comissão de Gestão Administrativo-Financeira.

Comissões temáticas

São comissões criadas para proporcionar à categoria o aprofundamento de temas relacionados às políticas públicas e de questões referentes ao exercício profissional nos diversos campos sócio-ocupacionais nos quais a assistente social está inserida. São constituídas por assistentes sociais da diretoria e da base, estudantes de Serviço Social, militantes, intelectuais e demais pessoas interessadas, que podem promover debates, estudos, propor pareceres, pesquisas, dentre outras ações.