Restrito

Acessibilidade

A- A A+
São comissões criadas para proporcionar à categoria o aprofundamento de temas relacionados às políticas públicas e de questões referentes ao exercício profissional nos diversos campos sócio-ocupacionais nos quais assistentes sociais se inserem. São constituídas por assistentes sociais da diretoria e da base, estudantes de Serviço Social, militantes, intelectuais e demais pessoas interessadas, que podem promover debates, estudos, propor pareceres, pesquisas, dentre outras ações.
 
De acordo com a Portaria 01/2013, cada Comissão Temática tem o direito de indicar 01 representante para participar das reuniões de Conselho Pleno, devidamente inscrito e em dia com o CRESS.
 
 
Comissão de Assistência Social
Reúne mensalmente assistentes sociais, estudantes e demais sujeitos interessados nos debates sobre a política de assistência social, sua organização, as instituições que a compõem (governamentais e não-governamentais), orçamento e formas de controle social. Discute também a participação do CRESS em diferentes espaços coletivos da sociedade civil, de defesa da assistência social como política pública.
 
O objetivo é situar os espaços sócio-ocupacionais da política de assistência social, focando nos desafios postos às diversas dimensões do exercício profissional de assistentes sociais.
 
Coordenador(a):
Representante de base no Conselho Pleno:
 

 

Comissão de Comunicação e cultura
Reúne quinzenalmente assistentes sociais, estudantes e demais sujeitos interessados nos debates sobre comunicação e cultura. Conta ainda com a presença da gerência administrativa, assessoria de comunicação, da assessoria de imprensa e da assessoria política do CRESS.
 
Nela são discutidas as ações de comunicação do Conselho com a categoria e com a sociedade. Os conteúdos dos diversos instrumentos de comunicação do CRESS, materiais gráficos, divulgação de eventos e instrumentos de comunicação internos são discutidos nessa comissão.
 
Nesta comissão também é debatida a importância das diferentes formas de comunicação como parte do exercício profissional de assistentes sociais, potencializando a comunicação como um direito humano.
 
 
 
Coordenador:
Representante de base no Conselho Pleno:
 
 
Comissão de Direitos Humanos
Reúne mensalmente assistentes sociais, estudantes e demais sujeitos interessados no tema das violações e da defesa dos direitos humanos – entendidos em sua indissociabilidade (direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais). Reúne ainda representantes do CRESS nas instâncias estaduais de controle social. Por isso, integrantes de outras comissões temáticas também compõem esta comissão.
 
Sua função é qualificar as ações do CRESS nas diversas lutas em defesa dos direitos humanos em curso no âmbito da sociedade civil, bem como estreitar relações com diversas entidades de defesa de direitos.
 
O principal objetivo da comissão é ser um espaço onde a categoria possa manifestar ao CRESS as diferentes violações de direitos humanos identificados no cotidiano do exercício profissional, informando ao Conselho qual foi a providência tomada pelo profissional. Cumpre, assim, a prerrogativa de zelar pelo Código de Ética Profissional, que prevê que assistentes sociais não podem ser coniventes com violações de direitos humanos.
 
 
 
Coordenador(a):
Representante de base no Conselho Pleno:
 

 

Comissão de Educação
Reúne mensalmente assistentes sociais, estudantes e demais sujeitos interessados nos debates sobre a política de educação, sua organização, as instituições que a compõem (públicas, privadas e filantrópicas), orçamento e formas de controle social. Discute também a participação do CRESS em diferentes espaços coletivos, da sociedade civil, de defesa da educação como política pública, gratuita e de qualidade.
 
O objetivo é situar os espaços sócio-ocupacionais da política de educação, em todos os seus níveis (infantil, fundamental, básica, superior), focando nos desafios postos às diversas dimensões do exercício profissional de assistentes sociais, reconhecendo a categoria como profissionais de educação.
 
Coordenadora:
Representante de base no Conselho Pleno:
 
 
Comissão de Empresa
Reúne mensalmente assistentes sociais, estudantes e demais sujeitos interessados nos debates sobre as diferentes frentes e dimensões do exercício profissional em empresas públicas e privadas. Os programas de atenção ao trabalhador, políticas de recursos humanos, responsabilidade social, situando a contribuição do Serviço Social para a ampliação do acesso de trabalhadores e da população usuária dos serviços da empresa de um modo geral, bem como aos seus direitos fundamentais.
 
Coordenadora:
Representante de base no Conselho Pleno:
 
 
Comissão de Saúde
Reúne mensalmente assistentes sociais, estudantes e demais sujeitos interessados nos debates sobre a política de saúde, sua organização, as instituições que a compõem (governamentais e não-governamentais, públicas e privadas), orçamento e formas de controle social. Discute também a participação do CRESS em diferentes espaços coletivos da sociedade civil, de defesa da saúde como política pública, gratuita e 100% estatal.
 
O objetivo é situar os espaços sócio-ocupacionais da política de saúde (níveis de atendimento, tipos de demandas), focando nos desafios postos às diversas dimensões do exercício profissional de assistentes sociais.
 
Coordenadora:
Representante de base no Conselho Pleno:
 
 
 
Copyright © 2013-2015. www.cress-ro.org.br. Todos os direitos reservados.